Danças Pascais tradicionais à moda da Ilha Terceira
Textos e Fotos de João G. Silva Adiaspora.com
As tradicionais e famosas danças Pascais à moda da Ilha Terceira, são um evento cultural que os terceirenses trouxeram consigo para terras do Canadá e E.U. América e ainda está bem enraizado nos corações dos emigrantes que as estão a transmitir aos filhos e netos. Isso mesmo vimos e testemunhámos no passado domingo de Páscoa, dia 12 do mês de Abril, no superlotado salão de festas do Centro Cultural Português de Mississauga.
A dança de Stoughton
Ali compareceram cinco grupos, um deles vindo directamente dos Estados Unidos da América do Norte da cidade de Stoughton, Mass., que, realizaram uma tarde bastante alegre e divertida como é apanágio das gentes da ilha de Jesus Cristo, com os seus bailinhos e teatro amador com piadas e temas alusivos. Os portugueses marcaram presença no almoço com os familiares e passaram uma tarde divertida no CCPM e aproveitaram ainda para apreciar o grupo de bailinhos, que foram muito aplaudidos pelos temas e actuações apresentadas, «matando» saudades, uma vez que, também e nesta mesma altura, estas famosas manifestações populares se realizam na ilha Terceira e na ilha Graciosa no dia de Páscoa.
A dança do Lusitania
Foi guardado pelos grupos locais antes de actuarem, um minuto de silêncio em memória de um grande amigo destas andanças, Abel Filipe que morreu no dia 27 do último mês de Março. Rui Garcia, do grupo de dança do East, sublinhou que: «perderam um grande homem que escrevia e preparava estas danças». Em sua memória foi gravado um DVD que foi colocado à venda e entregue o produto da mesma venda, à família. Foram lidas duas quadras dedicadas ao amigo falecido acima referenciado, Abel Filipe, que estão na contra capa do DVD, as quais passo a transcrever:
Quadras dedicadas em memória de um amigo!
'' Abel Filipe conhecido,
Pelas tuas danças carnavalescas e pascais,
Nunca será esquecido,
Pelos amigos jamais''.
''Abel assim fez muita dança,
E recordação deixou atrás,
Que fica na nossa lembrança,
E agora descança em paz''.
Os cinco bailes presentes actuaram durante a tarde e noite e foram apresentados por Gil Toste e o som esteve a cargo do TNT. Abaixo cito os seus nomes:
1º. - Baile da Sociedade da Filarmónica de S. João de Stoughton - USA, que trouxeram como tema ''Azar em Cima de Azar'' com apresentação do mestre, José Rocha.
2º. - Baile do Sport Club Lusitânia de Toronto - apresentou o tema ''A Surpresa'' pelos talentosos jovens.
3º. - Baile do Sport Club Lusitânia de Toronto (adultos) - apresentando o tema ''O Mundo de pernas para o Ar'' - Os mestres de dança foram o Artur de Freitas e a Luísa Fraga.
4º. - Dança da Soveta ''O Petisco'' - Apresentaram o tema ''O Turista da Diáspora''. Como mestres foram o Jonathan Soveta e Chris Sousa.
5º. - Dança do East - Toronto. Trouxeram o tema: ''Uma Linda Senhora''. Os mestres foram, Mário Aguiar e Jeferry.
O Presidente do CCPM, Gilberto Moniz entregando os envelopes
No final de cada dança, o presidente do CCPM, Gilberto Moniz, entregou um envelope aos grupos e agradeceu a sua presença salientando o valor e a riqueza cultural que se mantém bem viva nas gerações mais novas, trazido pelos açorianos para a diáspora e não perdeu a oportunidade para anunciar a excursão que está a ser preparada pelo CCPM, á Quinta do ''Olé Toiro'', no dia 28 de Junho com saída do clube em autocarro, para se assistir ás touradas e aos espectáculos de Fernando Pereira e Maria da Peida.